Parece que a cada ano, especialmente em torno da época da Páscoa, quando os judeus e muitos cristãos comemoram libertação de Israel do Egito, jornais e revistas publicam artigos que questionam a validade do relato bíblico do Êxodo. E o mais curioso é que muitos cristãos caem na onda e tendem para o liberalismo nestas questões que a bíblia revelam como milagres vindos do poder de Deus, criando artigos cheio de especulação humana que exalta raciocínio humano sobre a revelação divina. Podemos ver como exemplo as palavras de um rabino numa reportagem do The Los Angeles Times , "A verdade é", explicou o rabino David Wolpe:
que praticamente todos os arqueólogos modernos que investigam a história do Êxodo, com muito poucas exceções, concorda que a forma como a Bíblia descreve o Êxodo não é a maneira que aconteceu, se aconteceu em tudo (Watanabe, 2001).
Primeiro, vamos garantir que temos uma imagem clara da perspectiva bíblica. Nós achamos que Jesus Cristo afirmou o relato bíblico do Êxodo como verdadeiro, e Ele baseou alguns dos seus ensinamentos sobre ele. Lembrando seus conterrâneos que Deus havia milagrosamente provido comida para eles durante 40 anos no deserto, Ele disse:
Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. (Jo 6:49-51 | AA).
O Historiador bíblico Eugene Merrill descreve a importância que o Êxodo tem para o resto da Bíblia:
O êxodo é o evento histórico e teológico mais importante do Antigo Testamento porque marca o ato mais poderoso de Deus em favor do seu povo ... Porque o Livro de Gênesis fornece uma introdução e justificativa, e dela flui toda a revelação posterior Antigo Testamento... em última análise, o êxodo serve para tipificar que êxodo é alcançado para as pessoas de fé em Jesus Cristo, de modo que é um evento significativo para a igreja, bem como para Israel (1996: 57-58).
Agora vem a parte mais interessante: a das dúvidas:
Vamos reformular essas perguntas em linguagem simples: Será que estamos a acreditar que o relato bíblico das pragas são as Escrituras, a partir de Deus e a verdade revelada, ou devemos usar especulação humana para tentar reinterpretar o seu significado histórico e teológico de acordo com os pressupostos filosóficos de ceticismo? Não há lógica forçar tanto o que as Escrituras não dizem e não fazem, principalmente quando o próprio Cristo baseia a sua autoridade, dando autenticidade ao texto bíblico do AT. A historicidade bíblica declara tais eventos como literais, reais e miraculosos (em outro artigo, iremos postar a resposta acerca da acusação sobre os eventos das pragas como apenas eventos naturais).
2 - A mais importante pergunta: Porque não existem documentos antigos ou outros tipos de provas que corroborem que aconteceu? Por que não foram estas 10 pragas registradas pelos egípcios?
Um dos grandes desafios na reconstrução uma visão precisa da história é que, através dos tempos, a evidência mais negativa ou embaraçosa nunca foi escrito ou foi intencionalmente destruída por governantes posteriores. Na verdade, a Bíblia está em contraste marcante com a literatura mais antiga que objetivamente registra os fatos sobre personalidades bíblicas, seja bom ou ruim, mostrando a sua autenticidade.
As pragas provavelmente não foram registradas pelos egípcios, porque elas eram tão embaraçosas para a autoridade do Faraó Egípcio. Hoffmeier escreve: "As pragas bíblicas não são documentados em textos egípcios, o que não é inesperado, uma vez inscrições reais tipicamente não registram desastres e contratempos vividos pelo Egito ou a sua realeza." Uma vez que estas pragas foram embaraçosamente horríveis para o Egito, Faraó não teria registrado elas para os anais da história. Seria semelhante a uma pessoa que escreve a sua autobiografia. Elas costumam inclinar a história, deixando de fora detalhes embaraçosos.
Quando novos reis ascendiam ao trono, eles naturalmente queriam ser vistos na melhor luz. Assim, em muitos países eles encobriram ou destruíram monumentos e registros de monarcas anteriores. Este padrão de extinguir evidências históricas anteriores pode ser visto várias vezes em monumentos egípcios e registros históricos. Por exemplo, depois que os governantes hicsos foram expulsos do Egito, os egípcios apagaram os registros desse período humilhante tão completamente que alguns dos nomes e a ordem dos reis hicsos permanecem incertas.
Algum tempo depois, o faraó Tutmósis III destruiu praticamente todos os registros relativos à rainha Hatshepsut, a governante anterior, que ele desprezava.Algumas décadas depois, o acórdão de líderes eliminaram praticamente todos os vestígios possíveis dos ensinamentos do faraó Akhenaton, que introduziu o que eles consideravam ser as reformas religiosas egípcias heréticas (Ao lado esquerdo - Akhenaton (aC. 1350-1334 aC), o rei herético cujas reformas foram rapidamente revertidas religiosa após a sua morte/Mike Luddeni).
Por isso, deve vir como nenhuma surpresa que os antigos egípcios não iria querer gravar ou mesmo lembrar o que foi, talvez, a sua maior humilhação e devastação nacional ocorrida quando os escravos israelitas ganharam sua liberdade e poder mostrando o Egito ser impotente para detê-los. Esta atitude não está limitado ao passado. Mesmo hoje, um pouco do que se passou durante as duas guerras mundiais é ainda muito debatido por historiadores em ambos os lados da questão (Do lado direito - Imagem de Hatshepsut (ca. 1503-1483 aC) sentado em um trono, apagadas por Tutmósis III. Deir el-Bahari, templo mortuário de Hatshepsut em Thebes, Egipto/ Bryant Wood).
Parece ser muito esperar, então, que uma nação orgulhosa e poderosa como o Egito, cujos governantes eram considerados deuses, registrasse que o seu poderoso exército foi ignominiosamente esmagado por um bando de escravos praticamente desarmados que teve uma divindade mais poderosa sobre o seu lado. Este teria constrangido na frente de todo o mundo conhecido. É mais natural para acreditar que eles simplesmente lamberam suas feridas e tentaram encobrir todos os vestígios de este episódio humilhante nacional, especialmente porque eles são conhecidos por ter feito isso em outras ocasiões.
Entenda que existem diversas evidências acerca do Êxodo Bíblico e que estamos apenas tratando acerca das evidências em torno das 10 pragas, alguns sites apologéticos sugerem algumas evidências que não consideramos necessariamente como tais, mas é uma boa fonte (Clique aqui para ler o artigo).
Fontes:
SCOTTY, Lanser. The Power of Presuppositions. Disponível em:<http://www.biblearchaeology.org/post/2012/01/19/The-Power-of-Presuppositions.aspx>. Acesso em 20 set. 2015.
MARIO, Seiglie. The Exodus Controversy. Disponível em: <http://www.biblearchaeology.org/post/2009/08/09/The-Exodus-Controversy.aspx>. Acesso em 20 set. 2015.
ROCHFORD, James. Why weren’t these 10 plagues recorded by the Egyptians? Disponível: <http://www.evidenceunseen.com/bible-difficulties-2/ot-difficulties/genesis-deuteronomy/ex-714-why-werent-these-10-plagues-recorded/>. Acesso em 20 set. 2015.
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